news

Home > News


AIAB LEVA PAUTAS DO SETOR AEROESPACIAL A MINISTÉRIOS E TCU



O presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), Julio Shidara, cumpriu importante agenda nesta semana em Brasília (DF).

O primeiro compromisso foi na terça-feira (22), em um workshop promovido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para debater o seu papel no avanço de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Pesquisa realizada pelo TCU em 2019, envolvendo mais de 2.500 respondentes, incluindo gestores públicos e profissionais de controle, revelou um diagnóstico preocupante para o ecossistema de inovação brasileiro: mais de 65% discordaram que os gestores públicos sentem-se seguros para contratar soluções inovadoras e mais de 56% apontaram que o medo do controle é um empecilho para contratar soluções inovadoras.

Por outro lado, mais de 80% entenderam que os órgãos de controle devem orientar a administração pública na contratação de soluções inovadoras.

“É louvável essa iniciativa do TCU. Não apenas revela que o Tribunal considera-se parte do ecossistema de inovação, como também mostra sua disposição em identificar e solucionar problemas que dificultam avanços no Brasil”, declarou Shidara.

Ministérios

Na quarta-feira (23), o presidente da AIAB, acompanhado de Verônica Prates, gerente de relações institucionais da associada Embraer e assessora especial da diretoria, reuniu-se com representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa para tratar de temas de interesse da indústria aeroespacial.

Participaram, pela SEPROD, Juliana Ribeiro Larena, secretária-adjunta; Contra-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira, diretor do Departamento de Promoção Comercial e o Brigadeiro-do-Ar Antonio Ferreira de Lima Júnior, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ainda na quarta, Julio Shidara reuniu-se com o Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luís Manuel Rebelo Fernandes, para tratar de temas de interesse da indústria aeroespacial, com destaque para novos projetos no escopo dos 10 programas estruturantes e mobilizadores da pasta e dentro do novo modelo de governança do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).



Source: AIAB


Return





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W