news

Home > News


SSP CHEGA AO FIM SEMEANDO MUDANÇAS PARA O FUTURO DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO



A 35ª edição do SSP (Space Studies Program), organizado pela ISU (International Space University), terminou na última sexta-feira (25), em São José dos Campos (SP).

Trata-se do mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial em todo o mundo, tendo formado mais de 5.400 profissionais de mais de 110 países.

São José foi a primeira cidade do Brasil a sediar o evento, sendo a segunda da América Latina – a primeira foi Valparaíso (Chile) em 2000. A AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil) foi uma das patrocinadoras do SSP 2023.

“Identificamos no SSP 2023 uma excelente oportunidade para semear em prol do futuro do Brasil. Em algum momento, as sementes hão de gerar frutos que despertarão a sociedade brasileira e, por consequência, os tomadores de decisão, sobre a importância estratégica da infraestrutura espacial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, declarou o presidente da AIAB, Julio Shidara.

“O programa espacial da Índia, país em desenvolvimento como o Brasil, é um exemplo a ser seguido. Os tomadores de decisão indianos compreenderam, há décadas, que a infraestrutura espacial permite atender de maneira mais eficiente, mais eficaz e mais efetiva necessidades típicas de países em desenvolvimento. A falta de consistência na alocação de recursos orçamentários ao Programa Espacial Brasileiro (PEB) é um claro indicativo de que ainda não existe no Brasil a percepção da vulnerabilidade atual decorrente de nossa grande dependência de infraestrutura espacial estrangeira para atender necessidades básicas e essenciais da sociedade brasileira”, completou.

Sobre o evento

O SSP 2023 reuniu representantes de 31 países, que permaneceram por dois meses no Brasil. Neste período, o programa também recebeu cientistas, astronautas e especialistas, entre outros participantes.

Durante a cerimônia de encerramento, foi anunciada a cidade de Houston, nos Estados Unidos, como a próxima sede do programa, em 2024.



Source: AIAB


Return





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W