news

Home > News


AIAB PARTICIPA DE REUNIÃO NA FIESP COM EX-PRESIDENTE MICHEL TEMER E MINISTRO DA DEFESA SOBRE A PEC DA PREVISIBILIDADE



No último dia 18, a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) participou da reunião conjunta do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política (COSENP) e do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O encontro, coordenado pelo presidente do COSENP e ex-presidente da República Michel Temer e pelo diretor-titular do DESEG, Carlos Erane de Aguiar, teve como tema central a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55/2023), conhecida como PEC da Previsibilidade, que visa destinar orçamento mínimo equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para o Ministério da Defesa.

Segundo o ministro José Múcio Monteiro, a medida garante estabilidade de investimentos e fortalece a base industrial de defesa:
“A PEC prevê a priorização de produtos e serviços nacionais em projetos estratégicos, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico. Os recursos destinados à Defesa não devem ser encarados apenas como gastos, mas como investimentos estratégicos”, afirmou o ministro.
Para a AIAB, a aprovação da proposta representa um marco também para o setor aeroespacial.

“A previsibilidade orçamentária é condição indispensável para consolidar projetos estratégicos de elevada complexidade tecnológica e longo prazo de execução e ampliar a cooperação entre Forças Armadas, indústria e centros de pesquisa. O acesso a recursos previsíveis permitirá que o Brasil avance em autonomia tecnológica e competitividade, tanto em âmbito nacional quanto internacional”, destacou Julio Shidara, presidente da AIAB.

Atualmente, o Brasil destina cerca de 1,1% do PIB para a Defesa, o que representou R$ 121 bilhões em 2023. A PEC, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, segue em discussão no Senado Federal com expectativa de votação em plenário em futuro próximo.



Source: AIAB


Return





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W