news

Home > News


AIAB REFORÇA PAPEL DA INDÚSTRIA EM EVENTOS SOBRE O FUTURO DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO



Na última sexta-feira (17), o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC) recebeu dois importantes encontros voltados ao avanço do Programa Espacial Brasileiro (PEB): o 2º Workshop Finep & AEB de Projetos do Setor Espacial, e a reunião de coordenação do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE).
A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) esteve presente, representada por seu presidente, Júlio Shidara.
Os eventos reuniram representantes de órgãos do governo, instituições de pesquisa e empresas privadas para discutir desafios técnicos e administrativos dos projetos em andamento, além de alinhar estratégias de cooperação para o fortalecimento do setor. Entre os temas tratados estiveram iniciativas estratégicas como a revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e os projetos SatVHR, VLM-AT, ML-BR, RATO, Foguete de Capacitação e Treinamento e o SelenITA.
Para Shidara, a realização desses encontros representa um passo importante na consolidação de uma governança colaborativa para o PEB, com integração entre os diversos atores públicos e privados: “Foram eventos muito produtivos e necessários para a coordenação de esforços em prol do avanço do Programa Espacial Brasileiro, especialmente num cenário em que importantes projetos estão em curso e outros estão para iniciar, como o CBERS 5 e 6”, afirmou.
O presidente da AIAB também ressaltou que a retomada de espaços de diálogo é essencial para dar continuidade à coordenação do setor. “Essas iniciativas endereçam as necessidades que a Associação vem defendendo desde o encerramento do Fórum da Indústria Espacial Brasileira, em 2020. Todos os participantes reconheceram a importância de que esses encontros ocorram com frequência”, comentou.
Ele defendeu que o modelo de política industrial bem-sucedido no setor aeronáutico brasileiro seja replicado para fortalecer a indústria espacial do País.
Ao final, o presidente da AIAB reforçou o compromisso da Associação e de suas empresas associadas com o avanço do Programa Espacial Brasileiro:
“A indústria espacial brasileira tem maturidade e competência técnica para corresponder às elevadas expectativas. Agradecemos o voto de confiança do Governo Federal, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Finep, e reafirmamos nosso empenho em transformar investimentos em resultados concretos para o País, que atendam às necessidades da sociedade brasileira”, concluiu.



Source: AIAB


Return





Copyright 2015 © Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Todos os direitos reservados.

D4W